Semana Internacional do Cérebro

Semana Internacional do Cérebro (SIC) tem como objetivo divulgar a importância do cérebro, alertando para os progressos e os benefícios da I&D e promover atividades na sociedade. É uma iniciativa da ‘Dana Alliance for Brain Initiatives’ dos EUA. Em Portugal é coordenada pela Sociedade Portuguesa de Neurociências (SPN).

A SIC é uma iniciativa, que normalmente decorre em Março. Desde 2008 a SIC é comemorada em Samora Correia e Benavente em colaboração com a SPN, uma iniciativa inicialmente impulsionada localmente pelo Prof. Edgar Figueiredo da Cruz e Silva. Desde então que a família do Prof. Edgar tomou como sua responsabilidade continuar com esta iniciativa, tendo tido o apoio e colaboração de várias entidades, nomeadamente a SPN, Junta de Freguesia de Samora Correia, a Câmara Municipal de Benavente, e a Companhia das Lezírias.

A fbcs organiza na Charneca Ribatejana: i)sessões informativas/debates (sobre o cérebro, saúde mental, bem-estar, alimentação saudável); ii)exercícios na biblioteca; iii)spots radiofónicos na rádio Iris; iv)exposições ‘Cerebromania’ com contribuições das crianças; v) visitas às escolas de neurocientistas; vi)música para bebés; vii)exposição de arte sénior; viii)testes cognitivos à população idosa; ix)caminhadas, O Cérebro em Movimento nos terrenos da Companhia das Lezírias; x)passeios de bicicleta, O cérebro sobre rodas; entre outras.